O que provoca a hidrocefalia?
O que provoca a hidrocefalia?
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
Quais são os tipos de hidrocefalia?
Os três tipos de hidrocefalia incluem:
- Hidrocefalia não comunicante (obstrutiva) – ocorre quando o fluxo de líquido cefalorraquidiano é bloqueado dentro do sistema ventricular.
- Hidrocefalia comunicante (não obstrutiva) – ocorre quando há absorção inadequada do líquido cefalorraquidiano.
Quando ocorre a hidrocefalia?
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.
O que causa hidrocefalia em jovens?
A hidrocefalia pode ocorrer pelo excesso de produção de liquor, causado por fatores como traumas cranianos, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, cirurgias cerebrais prévias e hemorragia das meninges.
Qual é a causa da craniossinostose?
A craniossinostose ocorre quando essas suturas se fecham precocemente, limitando a capacidade de o cérebro e o crânio crescerem até chegar a um tamanho e formato normais. A craniossinostose pode ocorrer espontaneamente ou pode ser causada por mutações em genes do bebê. Esse defeito ocorre em um de cada 2.500 bebês.
O que é água na cabeça?
A hidrocefalia, termo que significa “água na cabeça”, é um distúrbio caracterizado por um aumento na quantidade de líquido cefalorraquidiano no interior da caixa craniana.
O que é hidrocefalia hipertensiva?
Também conhecida como HPN, sigla do termo “hidrocefalia de pressão normal”, a HPN é uma doença que ocorre em pessoas idosas, por causa de uma desregulação do sistema de produção do líquor cefalorraquiano (LCR) e da capacidade de reabsorção deste líquido no cérebro, levando ao acúmulo do LCR dentro das cavidades …
Quais os riscos de uma cirurgia de hidrocefalia?
Depois da cirurgia de derivação para hidrocefalia, poderão surgir complicações como mau funcionamento da válvula ou obstrução do tubo para drenar o líquido, sendo necessárias, na maioria dos casos, outras cirurgias para trocar o sistema, ajustar a pressão da válvula ou corrigir a obstrução, por exemplo.
O que é hidrocefalia mata?
Em casos extremos, a hidrocefalia pode causar danos cerebrais irreparáveis como retardo mental ou paralisia, e até mesmo morte. Nos casos em que a criança apresenta alterações no seu desenvolvimento, a fisioterapia é fundamental no tratamento, para ajudar a criança a tornar-se o mais independente possível.
Quais os sintomas de hidrocefalia em adultos?
A hidrocefalia pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em bebês e adultos com 60 anos ou mais….Sintomas da Hidrocefalia de Início Adulto
- Dores de cabeça;
- Náusea;
- Dificuldade em focar os olhos;
- Caminhada instável;
- Fraqueza nas pernas;
- Quedas repentinas;
- Irritabilidade;
- Sonolência;
O que provoca hidrocefalia em adulto?
O que causa o fechamento precoce da moleira?
O fechamento precoce da moleira indica um desenvolvimento craniano anormal, que talvez necessite de tratamento neurocirúrgico específico. Na detecção de alguma anormalidade, indicamos a realização de exames de investigação, sendo a tomografia o mais adequado nessa situação.
Quais as complicações de hidrocefalia?
As complicações de hidrocefalia no longo prazo podem variar muito e muitas vezes são difíceis de prever. Se a hidrocefalia for congênita, ela pode resultar em deficiência intelectual e no retardo do desenvolvimento mental e físico.
Qual a causa da hidrocefalia congênita?
1 – Hidrocefalia congênita: está presente no nascimento. Estima-se que cerca de 1 a cada 1000 bebês nascem com este problema. Pode estar associada a outros problemas congênitos, como a espinha bífida ou pode resultar de uma infecção materna durante a gestação, como rubéola, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, entre outros.
Como se trata a hidrocefalia em idosos?
Os principais sintomas de hidrocefalia em adultos ou idosos são a dificuldade em caminhar, a incontinência urinária e a perda progressiva da memória. Nos adultos ou idosos não ocorre aumento do tamanho da cabeça, porque os ossos do crânio já estão desenvolvidos. Como é feito o tratamento
Como se trata a hidrocefalia de pressão normal?
Diferentemente dos outros tipos de hidrocefalia, neste caso os sintomas se desenvolvem lentamente, ao longo de muitos meses ou anos. Geralmente o primeiro sintoma de hidrocefalia de pressão normal é uma dificuldade progressiva para caminhar, especialmente para dar o primeiro passo.